UESC é a segunda Universidade melhor avaliada da Bahia pelo RUF

 

Segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, em Ilhéus BA, está em 55º lugar entre todas as avaliadas, décima entre as estaduais do Brasil e em 2º lugar na Bahia. No estado, a UFBA - Universidade Federal da Bahia surge em 12º Lugar.

 

 

Segundo a reitora da UESC, professora/Dra. Adélia Pinheiro, "o resultado indica que as políticas de incorporação e qualificação docente, de apoio à pesquisa, inovação e produção científica são acertadas e estão em consonância com a expectativa para uma instituição universitária. Comemoramos a classificação obtida, entretanto permanecemos nos desafiando a alcançar indicadores de desempenho acadêmico sempre crescentes."

 

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma listagem inédita das universidades de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados levando em  conta indicadores como: Qualidade da pesquisa,  Qualidade de ensino,  Avaliação do mercado e Inovação. A Universidade de São Paulo  (USP)  lidera a avaliação.

 

A pesquisa -  A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo.  Peso: 0 a 55 pontos.

 

Com relação à qualidade de ensino: o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.

 

Para a avaliação do mercado foram entrevistadas 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos.

 

Já o indicador de inovação da Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos.

 

Para o ranking geral, foram consideradas apenas as universidades que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento.